quinta-feira, dezembro 29, 2011

Vovó

- Lara passou o Natal com a família da mamãe, em Goiás. Gente, como ela gostou!!! Amou a primaiada, correu atrás das crianças maiores o tempo todo, se desenvolveu tanto, é impressionante o salto que o desenvolvimento das crianças dá em viagens. Voltou meio triste, tadinha, chamando vovó, issa (tia Larissa, minha irmã), hoje acordou com o telefone tocando e chorou até que eu ligasse para a vovó! Uma fofura. Pega o telefone de brinquedo, diz "vovó, blablablabla, tchau, tchau, amém, bso", hohoho.
A levei no parquinho pela manhã e ela brincou o tempo todo com as outras crianças, coisa que nunca acontecia. Aprendeu em Goiás.

- Lado b: Lara inventou de bater e gritar. OH GOD!!! Não bate com raiva, bate para testar, em mim, no pai, na própria cabeça, na própria língua, na árvore de Natal, no sofá... Dizemos não pode e, quando ela não para, colocamos de castigo (1 minuto e meio sentada num cantinho, hello super nanny!!),mas, sinceramente, não sei se esse é o melhor approach. Tenho a impressão que seria melhor ignorar (ou dar um tapa na bunda, mas o meu marido é pacifista, hohoho), mas é difícil depois de um tapão na cara!! Alguém tem dicas???

- E está dormindo muuuuuito melhor, tk god! Depois do episódio da queda do berço, desistimos de força-la a dormir lá, arrumei um colchãozinho no chão ao lado do berço mesmo e ela curtiu a novidade. Dá um trabalho para iniciar o sono, mas tem dormido a noite inteira (ou acordado uma vez) e a gente acorda pela manhã com ela já do lado da nossa cama. (Em Goiás, dormiu no colchão do lado da cama da vovó, dormia tarde todos os dias mas apagava e só acordava sei lá que horas no dia seguinte porque eu estava era de férias, né?).

terça-feira, dezembro 06, 2011

Mais do sono

Outro dia a Paloma fez um post sobre sono depois de um pedido desesperado meu (chique!). Assim eu respondi:

"Paloma, só agora tive tempo para vir aqui agradecer o meu post (foi dedicado à mim, é meu, hohohoho). Aliás, esse é um dos agravantes dos problemas noturnos daqui de casa: eu trabalho cada vez mais, a Lara sente muito a minha falta, cada vez menos eu tenho paciência para me manter firme na rotina, acordo mais cansada... e a bola de neve continua.
Acho que a principal razão do meu desespero é que eu tive por muito tempo uma criança modelo Ciça (rs). Lara dormia 12h por noite desde os 2 meses de idade. Começou na noite em que completou dois meses. Eu amamentava em livre demanda, mas a demanda era de 3 em 3 horas. Assim como as sonecas, ela sempre foi um reloginho e por isso não foi difícil escolher por uma rotinha, já que era uma coisa natural dela.
Como ela nunca deu problema para dormir, nunca pensamos em ensina-la a dormir no berço. Faziamos, sim, uma rotina: banho (no tummy tub, até os 4 meses e meio, dp ela ficou muito grande pro balde), massagem, pijama e peito, de onde saia dormindo para o berço.
Daí ela começou a acordar, principalmente depois dos 10 meses. Primeiro dentes. Depois alergias, tosses, resfriados. Por muito tempo, balancavamos, insistiamos, colocavamos no berço. Aos poucos, fomos colocando na cama mesmo. Mas, assim como vc, eu não curto. Na verdade, detesto, nao durmo bem, acordo toda dolorida...
E aí a coisa foi degringolando. Não existe mais um padrão aqui em casa, aquele que eu falei que ela dormia 20h e acordava às 4h (eu era feliz e não sabia) era o da semana. O desta semana é dormir 20h e acordar 24h chorando, chorando, chorando e querendo a mamae, mamae, mamae e mais ninguem. E nao quer berço. Ficamos horas e não quer berço.
Ontem a coloquei, sai do quarto de fininho e ela se levantou, começou a chorar e pulou a grade. Quase morri do coração, não vi o tombo, mas graças a Deus ela não se machucou, está bem, mas foi um susto enorme.
Enfim, parei de tentar achar causas, não sei se é dente, se é alergia, se é carência, o que é. Vou ler o livro e viver um dia de cada vez e tentar entender que a minha bebe de sono perfeito não "quebrou", hehe. Muito obrigada pela ajuda!! Bjs.


Essa é a minha vida, esse é o meu clube.
XOXO

PS: Posso falar? Não estou aguentando essa fase de "mamae,mamaaaaae". Ela tem chorado de dia também miquerendo e isso me dá um neuvoso!!!